Missão

Proporcionar ao educando, a formação necessária ao desenvolvimento pleno e aperfeiçoamento contínuo de suas potencialidades visando a sua auto – realização. Preparação para o mundo do trabalho, mediante acesso à cultura, ao conhecimento científico, tecnológico e artístico e ao desporto e lazer, possibilitando o seu desenvolvimento crítico, criativo, reflexivo e participativo.

Visão

Queremos fazer do nosso Colégio uma Instituição de referência pela excelência do trabalho educacional, assegurando resultados que façam jus  à credibilidade da clientela escolar  em nosso ensino e  que seja a melhor oportunidade de crescimento para todas as pessoas da nossa comunidade educativa.

Breve história

Criado em 25 de maio de 1997 e publicada no Diário Oficial de 25 de setembro de 1997‚ iniciamos naquele ano‚ o sonho de construir uma escola que atendesse a Educação Básica. Na luta pelo aperfeiçoamento de nossos educandos‚ traçamos nossas metas‚ estratégias de trabalho e saímos a campo em busca da concretização do nosso sonho.

Hoje‚ acreditamos que “somos vencedores dessa jornada”‚ pois semeamos bons frutos‚ colhemos excelentes resultados‚ conquistamos amigos‚ formamos vários profissionais que hoje são pensadores‚ odontólogos‚ psicólogos ‚ engenheiros‚ advogados ,professores das mais diversas áreas do conhecimento… Graças ao trabalho competente de nossa equipe‚ que não mediu esforços para essa conquista.

Família e Escola juntas para preparar cidadãos conscientes e vitoriosos.

Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica do Colégio Aptus, tem sua pedagogia centrada na pessoa do educando, preparando-o para a vida em sociedade a partir de uma perspectiva cidadã. Investe no desenvolvimento integral da pessoa humana, acreditando que garantir a realização do indivíduo no presente é prepará-lo para um futuro melhor. A ação didático-pedagógica terá como objetivo promover mudanças de paradigmas nos alunos, tornando-os efetivos, construtivos, por intermédio de avaliação com caráter diagnóstico e formativo voltado às mudanças pretendidas, a fim de que se tomem decisões quanto aos procedimentos de ensino a serem praticados.

Material Didático

O material didático para o Ensino Fundamental e Ensino Médio do Sistema ÉTICO de Ensino / Editora Saraiva foi concebido para garantir que o desenvolvimento do aluno ocorra de forma gradativa e satisfatória, culminando com as aprovações ao final de cada Ano e/ou Série. Os roteiros de Estudos atendem a todos os alunos, pois apresenta uma variedade de estratégias, como: Atividades DE APLICAÇÃO em sala de aula, Exercícios Complementares, Tarefa Proposta e uma sessão “Vá em frente”. Além disso, o Sistema ÉTICO de Ensino possibilita aos alunos (dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio) o acesso ao Plantão Online. No ambiente do Plantão Online alunos e Professores acessam o conteúdo teórico e os exercícios dos materiais didáticos, facilitando a interação com a matéria estudada.

Enem

As Apostilas do Sistema ÉTICO de Ensino, para cada série do Ensino Médio, auxiliam nessa preparação. Os Simulados ENEM (três por ano) possibilitam a eles observarem, em seus boletins individuais, como estão situados em comparação aos seus colegas de todo o país, em cada uma das áreas (a correção é feita usando a TRI – Teoria da Resposta ao Item – a mesma utilizada pelo MEC). Esses simulados são voltados aos alunos da 3ª Série;

         Regimento Interno Escolar

Direitos do Estudante

  • Ter as condições necessárias asseguradas ao desenvolvimento de suas potencialidades nas suas perspectivas individuais e sociais;
  • Ter assegurado o respeito pela pessoa humana e sua liberdade fundamental;
  • Ser respeitado por todos os educadores;
  • Ter assegurada a inviolabilidade de sua integridade;
  • Ter asseguradas as condições de aprendizagem, devendo ser propiciada ampla assistência por parte do professor;
  • Participar dos critérios das avaliações de seu desempenho, podendo recorrer às instancias escolares superiores;
  • Requerer cancelamento da matrícula, transferência, quando maior de idade, através dos pais ou responsáveis quando menor de idade;
  • Receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidas e avaliados;

Deveres do Estudante

  • Contribuir em sua esfera de atuação para promoção da escola;
  • Obedecer às normas contidas no regimento escolar;
  • Zelar pela conservação do prédio, mobiliário e equipamentos, responsabilizando-se pelos danos causados individualmente e ou em grupo;
  • Tratar com urbanidade e respeito a Direção, professores, funcionários e colegas;
  • Atender ao regime didático e disciplinar da organização escolar;
  • Entregar em tempo hábil os trabalhos solicitados pelo professor;
  • Socializar aos pais os comunicados da escola;

Direitos dos Pais

  • Serem informados sobre o PPP (Projeto Politico Pedagógico da Escola);
  • Serem informados sobre a frequência, desempenho e atitudes dos filhos, conforme a lei nº 12.013/2009;
  • Conhecer as normas do colégio e cumprir, conforme contrato.

Deveres dos pais

  • Cumprir o contrato de prestação de serviços educacionais;
  • Dar ciência aos encaminhados, via agenda escolar, pela direção/coordenação escolar;
  • Comparecer as reuniões propostas pela Direção do Colégio;
  • Tratar com cordialidade e respeito, Diretores, professores, estudantes e funcionários;
  • Justificar faltas e atrasos junto ao setor responsável do Colégio em atendimento à lei estadual nº 8633/2007;
  • Zelar pela frequência e pontualidade do aluno e no cumprimento de todas as obrigações escolares;
  • Ser gestor no processo formativo do aluno;
  • Buscar os estudantes nos horários determinados pela Direção da escola.

Sistemática de Avaliação do Discente

  • Do Ensino Fundamental e do Médio

Em cada bimestre letivo serão realizadas duas (2) Verificações de Conhecimento de cada disciplina: V1 (10,0) + V2 (10,0) + Simulado + Atividades de casa (5,0) + Assiduidade (1,5) + Participação durante a aula (2,0) + Atitudes Sociais (1,5), somados e divididos por 4, obter-se-á  a Média que será lançada no Boletim do Estudante. Os estudos de recuperação são realizados com os alunos, que ficam abaixo da Média 6,0 adotada pelo Colégio, de forma contínua em cada Conteúdo Programado pelo próprio professor.

Ensino Fundamental e Ensino Médio

A média escolar exigida é 6,0 (seis). O resultado do processo ensino – aprendizagem (conhecimento cognitivo mais domínio sócio – afetivo) expressa o grau de alcance em cada componente curricular e é traduzido em notas numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). A média final, por componente curricular, é obtida através da fórmula:

MB1 x 1 + MB2 x 2 + MB3 x 3 + MB4 x 4 ≥ 6,0 / 10

Legenda:

MB1 : Média do 1º Bimestre

MB2 : Média do 2º Bimestre

MB3 : Média do 3º Bimestre

MB4 : Média do 4º Bimestre

Verificação de Segunda Chamada  

Para a verificação de segunda chamada, o estudante deverá fazer a solicitação mediante a pagamento de taxa de R$ 60,00 por disciplina, no prazo de 48h ou apresentar atestado médico junto à secretaria do Colégio.

 Recuperação

Os estudos de recuperação integram os processos ensino e aprendizagem e se destinam ao atendimento de alunos com aproveitamento e ou frequência insuficientes no  decorrer do período letivo.

Verificação Final

Ao estudante que não obtiver a média 6,0 (seis) inteiros, na recuperação será submetido ao recurso da recuperação final em até 03 (três) componentes curriculares.

Relação Escola X Família 

A Proposta Pedagógica visa estimular a família dos educandos a participarem do processo ensino-aprendizagem através das reuniões de pais, que serão pautadas na realidade da Unidade Escolar, onde pais e a equipe gestora compartilham as informações sobre a prática pedagógica dos docentes e sobre o funcionamento administrativo-didático-pedagógico do colégio.

X – RECURSOS PEDAGÓGICOS: Sala de aula com Recursos Multimídia: 01 Datashow e 01 notebook, e outros materiais disponíveis para o professor: televisor, DVDs, CDs, Rádio, mapas, e pequeno acervo para Leitura, distribuído em caixas de leitura;
XI – PROJETOS: Os projetos que serão desenvolvidos nesta escola visam envolver todas as áreas do conhecimento, curriculares e extracurriculares, dando ênfase a atividades que contemplem: ética, cidadania, violência, qualidade de vida, meio ambiente, manifestações culturais, artísticas e desportivas.
XII – AMBIENTE ESCOLAR: A educação oferecida por nossa escola tem concepção positiva, tanto do mundo quanto da vida. Ela educa tendo em vista a realidade social, buscando despertar, antes de tudo, a sensibilidade das pessoas. É uma educação solidária, de construção de uma sociedade inclusiva, que tenha compromisso em favor da vida, mediante a adoção de uma pedagogia de conscientização, que desencadeie valores e propicie a formação sócio-política dos educandos.